terça-feira, 22 de maio de 2012

Grandes negócios. Pequenas práticas.

             AQUI ONDE EU MORO gostaria de felicitar o Prefeito Municipal de Capitão Enéas, Senhor Reinaldo Landulfo Teixeira, que precisou de dois ônibus para receber prêmio dado pelo SEBRAE, que o considerou “Prefeito Empreendedor”. As solenidades ocorreram na capital mineira e na Capital Federal.

            As despesas com essas viagens (ônibus, hospedagem e alimentação) exigiram uma pequena fortuna quando considerado o PIB Municipal segundo Fonte deste Blog.

           A fonte insinuou que as despesas podem ter sido por nota de empenho no orçamento municipal, cuja legalidade caberia às Autoridades com Poder de Polícia apurar, como é o caso dos Vereadores.

           Por sua vez, ao justificar o prêmio, Reinaldo Teixeira declarou que as ações de todo homem público devem ser, antes de tudo, proporcionar dignidade social e econômica à população”.  http://www.ammesf.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=239330
         
           Enquanto isso, no Distrito de Caçarema o que não faltam são fatos que desmerecem a homenagem glaumurosa recebida por Reinaldo Landulfo. Uma delas é a história do Burrinho Fujão, da Égua Desnutrida e do Burrinho Branco, que trabalham nos serviços de limpeza do Distrito. Vejam:
         
           Um morador de nossa bucólica Caçarema contou que por Aqui havia um Burrinho, que era um tranquilo funcionário da Prefeitura, que vivia fugindo do trabalho. Certo dia Ele fugiu de vez e ninguém teve mais notícias dele. Fugiu para nunca mais ser explorado pelo Poder Público, diz o Morador.

           Depois do Burrinho fujão veio a Mula, que morreu atropelada pelo trem-de-ferro enquanto procurava comida na ferrovia. Vivia com fome a pobre da Mula! Ela procurava alimento na beira da linha até que foi atropelada e morta por um Trem Cargueiro.

          E finalmente o mais novo servidor municipal é o Burro Branco, que de tão explorado, nem identidade tem. Ele trabalha das 7 da manhã até às cinco da tarde. Só pára na hora do almoço do funcionário que comanda a carroça puxada por Ele. Ele fica parado, amarrado à carroça até recomeçar o segundo turno de trabalho. E no finzinho da tarde, lá vai Ele para o “redondo de sidney” pastar um capim que brotou por lá, conta o Morador, que prefere não se identificar.

          O Burrinho fujão, a Égua atropelada e o Burro branco são animais da Prefeitura Municipal de Capitão Enéas na gestão administrativa de Reinaldo Teixeira. Eles são usados para fazer o transporte do lixo residencial até o “lixão” aqui em Caçarema.

         A história desses animais parece mais triste que a do Cavalo Queimadinho, cujo dono quase morreu de tristeza, quando vândalos atearam fogo no pobre do animal. A violência chocou tanto que se tornou notícia nacional assim como a premiação de Reinaldo Teixeira ganhou manchetes. 

          Leia mais sobre Queimadinho acessando:


         Diante disso, a felicitação ao Senhor Prefeito neste seu momento de “louros” exige “boas práticas de gestão” pública. Mas a história desses animais é comprometedora.

        “Boas práticas de gestão” pública exigem transparência administrativa, respeito à  liberdade de expressão, zelo com os bens públicos, respeito ao contribuinte, e, sobretudo, obediência aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, sem os quais não há promoção humana.

          Por aqui, a Violência Institucional é silenciosa.

          Terezinha Souto em Aqui Onde Eu Moro  maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.